Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Fim Melancólico do governo Doka


Prestes a entregar o cargo para o sucessor Everaldo Detran, o prefeito João de Assis Pacífico acumula uma série de ações negativas frente à prefeitura de Novo Gama, deixando a cidade num verdadeiro mar de decadência em todos os setores.

Alguém por acaso, gostaria de estar na pele do prefeito Doka neste final de mandato? Será que algum dos seus auxiliares mais graduados está feliz por ter ajudado a cumprir seu dever de servir à população do município? Essas são perguntas que ecoam no município goiano deixando ar de dúvida quanto a lisura do mandato do prefeito que tentou esconder as manchas do passado, porém só fez torna-las mais evidentes.

Afinal, chegou a hora de o senhor prefeito e seus auxiliares prestarem conta de seus 4 anos de administração da coisa pública e aí, terão que explicar à população as razões de vários setores terem ficado sem atendimento digno da população, ou melhor, sem qualquer atendimento.

A comunidade já está preocupada com a chegada das chuvas, pois a vias da cidade não tiveram o devido cuidado e rapidamente ficarão intransitáveis; obras inacabadas estão à vista, como o hospital e o “asfalto eleitoral” que só teve parte executado, diga-se de passagem, da pior maneira possível, tanto que teve vários apelidos – “Asfalto chiclete (quando esquenta cola nos pés)”; “asfalto picolé (quando esquenta derrete)”; “asfalto farinha (em determinados trechos só se vê o pó)”; “asfalto miragem (longe dos olhos da comunidade)”, entre outros tantos apelidos. Porém o tal asfaltamento custou aos cofres públicos à bagatela superior a 5milhões de reais. Isso sem falar dos postos de saúde degradados, entre outras obras.

Passado o período eleitoral voltou tudo ao normal, aliás piorou, pois, os buracos aumentaram de tamanho, médicos e professores foram demitidos e vários outros setores responsáveis pela manutenção da cidade estão sem recursos e funcionários. Tudo, segundo algumas pessoas, “graças à atual gestão que ao não eleger o sucessor de Doka, demitiu aqueles que chamaram de traíras e não depositaram sua confiança no continuísmo do atraso que domina a cidade há longos doze anos”.

Embora não reeleita, a deputada Sônia Chaves – PSDB voltou ao município para iniciar uma “oposição” ao novo governo eleito, antes mesmo que este assuma. Tudo isso visando interesses pessoais, pois daqui dois anos haverá eleição para deputado e ela visa reeleição. Será que é certo torcer pelo tropeço de um governo eleito democraticamente e com diferença esmagadora após tanta desgraça vivida pelo povo humilde da cidade nos últimos doze anos? Acredito que na qualidade de deputada e representante da cidade, a nobre deputada deveria oferecer apoio ao novo governo e não fazer oposição antecipadamente. Vai que seu plano dá errado e o novo governo faça a mudança tanto esperada pela população. Como vai ficar a deputada diante de tal situação?

Voltando ao assunto da atual gestão, diga-se de passagem, a senhora Sônia Chaves participa dela, a melancolia é tanta que nem mesmo o outdoor da entrada da cidade tiveram a preocupação de recuperar e este encontra-se caindo aos pedaços, levando perigo aos transeuntes que diariamente passam pelo local. A placa está igual ao atual governo – “caindo aos pedaços”. Será que estão esperando que nos últimos dias do fatídico governo, alguma parte do outdoor caia sobre a cabeça de algum pobre miserável pai de família e tire a sua vida, para que o governo vire manchete nas páginas de jornal? É senhor Doka, foi uma péssima escola para o senhor tentar tapar o sol com a peneira ao assumir o rombo deixado pela sua antecessora e ainda lutar pela sua volta. O senhor conseguiu sair-se pior do que ela. Qual será o motivo que o fez trilhar ao lado da sua antecessora até o final, mesmo sabendo do fim melancólico e dos problemas que o senhor estava contraindo ao tomar a decisão?

Pobre Doka, jogou uma história pelo ralo e ao final ainda teve seu nome mencionado negativamente e sucessivas vezes por aquela que sempre o protegeu (por várias vezes durante a campanha Sônia Chaves afirmou que queria resgatar a cidade do atraso que viveu nos últimos quatro anos), e ainda por cima nada mencionou sobre sua participação direta no governo.

Um fato curioso é que com a saída de Marinaldo Alves da Secretaria de Obras durante o período eleitoral, as vias da cidade teve os seus buracos tapados e após a sua volta, a partir de 08/10, os buracos voltaram e aumentaram de tamanho, bem como os problemas que deveriam ser solucionados pela secretaria comandada pelo “esposo” da deputada Sônia Chaves. Que mancada do governo.

Mais um problema desenvolvido pelo atual governo está na conhecida “erosão do Lago Azul”. Entre as esquinas das Quadras 133 e 158 do bairro a cratera que começou como um simples buraco que não chegava a um metro invade ruas e traz risco a população vizinha e a todos que transitam por ali. No início da formação do bairro, havia na área um lago – que deu origem ao nome do distrito do Lago Azul. Devido ao despejo desenfreado de lixo e o descaso do poder público, restou apenas o buraco, que não para de crescer. No período chuvoso a cratera aumenta e pelo visto esta herança maldita ficará para o próximo governo que terá maior dificuldade para enfrentar o problema, pois o descaso fez com que a situação piorasse a cada dia.

Segurança! Nem se fala, a cidade se tornou um dos lugares mais perigosos do entorno, quando registrou média de quatro homicídios semanais. Agora, após o período eleitoral, porém fazendo política, aparecem os “padrinhos” da cidade apresentando novas viaturas para a comunidade. Uai, cadê as antigas? Foram substituídas, ou seja, trocou seis por meia dúzia, pois não se falam em aumento do efetivo, viaturas e outros, somente em “troca de viaturas”. Melancolia pura!

Diante de tantas desgraças o povo teve motivos para comemorar na educação. Em 2011 quando o município alcançou o maior valor desde 2005, através do Inep/MEC, índice que busca representar a qualidade da educação. É nisso que se resume o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O indicador é calculado através da Prova Brasil, avaliações do Inep, Saeb e a aprovação escolar. A cidade teve a pontuação de 4.8, superando a meta que era de 4.6 (também foi este o valor em 2009). Em 2005: 3.8. Já em 2007, Novo Gama teve sua pior pontuação, ficando inclusive abaixo da meta: 3.4.

E o que esperar do novo governo. Pois bem, o governo de Everaldo Detran foi eleito para promover a mudança que a população tanto espera e tem tudo para escrever um capítulo belíssimo na história da cidade, basta trabalhar e deixar de lado a sombra do passado e trilhar na busca de novos ares para a cidade.

Comentários são muitos e perguntas ainda mais, porém a esperança é maior do que qualquer dúvida e o desejo de sucesso no novo governo supera qualquer barreira.

Nenhum comentário




Latest Articles